Na noite desta quarta-feira (20), comunicadores do Espírito Santo e do Leste de Minas Gerais se reuniram em Barra de São Francisco para a criação da União dos Profissionais da Comunicação (UPC), uma entidade que nasce com o objetivo de fortalecer o setor, valorizar a categoria e representar os interesses coletivos da classe.
A associação reúne representantes de diversos municípios, entre eles Água Doce do Norte, Vila Pavão, Rio Bananal, Linhares, Colatina, Barra de São Francisco, Mantena e Central de Minas (MG). O encontro foi considerado histórico por marcar um novo capítulo para a comunicação regional.
Durante a reunião, foram aprovados a ata de fundação, o estatuto social e eleita a primeira diretoria da entidade, composta por:
-
Presidente: Ricardo Madureira
-
Vice-Presidente: Veríssimo do Amaral
-
Secretário: Pablo Silva Fernandes
-
Tesoureiro: Igor Parreira
Segundo o presidente eleito, Ricardo Madureira, a UPC nasce com a missão de dar voz aos comunicadores, estimular a troca de experiências e consolidar um espaço permanente de diálogo e integração. A entidade também pretende promover capacitações, eventos, parcerias estratégicas e ações sociais, culturais e educativas.
A fundação da UPC é resultado de um movimento que já dura 15 anos em Barra de São Francisco, onde encontros anuais fortalecem a integração da categoria e celebram a importância do jornalismo regional. Idealizada por Ricardo Madureira e Ronan Gava Junior, a iniciativa se consolidou desde 2010 como um espaço de confraternização e valorização da imprensa do Noroeste capixaba e do Leste mineiro.
Outro marco importante foi a aprovação da Lei Ordinária nº 1309/22, pela Câmara Municipal de Barra de São Francisco, que oficializou a Festa da Imprensa no calendário de eventos do município, instituindo o Dia Municipal da Imprensa, celebrado no segundo sábado de novembro.



.jpg)
